segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Subunidade Imagem


Compressão com perdas: definido como operação que admite alguma perda de qualidade dos dados
A informação é comprimida por algum algoritmo e, ao descomprimir, a informação é diferente da original, mas suficientemente parecida para que seja útil
Exemplo típico: a maioria das imagens .jpg na internet em que se percebe uma diminuição da qualidade próximo às bordas ou trocas de cor na imagem
 Dependendo do algoritmo aplicado, essa compressão sofre de perda constante

Perdem-se dados sucessivamente, à medida em que se aplica o algoritmo várias vezes, ao comprimir e descomprimir. Isso resulta numa maior perda de dados do que a aplicação do algoritmo de uma só vez.

 Compressão sem perdas:definido como uma operação sem perdas de nenhum dado
A informação é comprimida por algum algoritmo e, ao descomprimir, todas as informações são recuperadas Exemplo típico: ficheiros bzip, gzip, .gz
Os mais conhecidos são o .zip ou .rar.
Ele é usado quando é importante que a informação original e a descompactada sejam idênticas

FICHEIROS DE IMAGEM BITMAP 


BMP
O formato BMP é um dos formatos mais simples, desenvolvido conjuntamente pela Microsoft e pela IBM, o que explica que seja particularmente usado nas plataformas Windows e OS/2. Um ficheiro BMP é um ficheiro bitmap, ou seja, um ficheiro de imagem gráfico que armazena os pixéis sob a forma de quadro de pontos e gerindo as cores, quer em cor verdadeira, quer graças a uma paleta indexada. O formato BMP foi estudado de maneira a obter um bitmap independente do periférico de afixação (DIB, Device independent bitmap).

GIF
GIF (Graphics Interchange Format, que se pode traduzir como "formato para intercâmbio de gráficos") é um formato de imagem de mapa de bits muito usado na world wide web, quer para imagens fixas, quer para animações. Um GIF animado é o termo dado às animações formadas por várias imagens GIF compactadas numa só. É utilizado para compactar objetos em jogos electrónicos, para usar como emoticon em mensageiros instantâneos e para enfeitar sites na Internet.

JPEG
JPEG é um acrônimo de Joint Photographics Experts Group, é um método de compressão de imagens fotográficas e também é considerado como um formato de arquivo. O JPEG (ou JPG) permite comprimir um arquivo e obter como resultado final uma imagem com qualidade razoável e de pequeno tamanho. A relação entre qualidade e tamanho da imagem diferencia o JPEG dos outros formatos, porque facilita o armazenamento e distribuição de arquivos. O JPEG é comumente utilizado na criação de imagens em câmaras digitais, já que possui a capacidade de trabalhar com cerca de 16,8 milhões de cores (24 bits). É possível identificar um arquivo JPEG através da sua extensão, sendo que as mais comuns são as extensões ".jpg" e ".jpeg".

PDF
PDF é um formato portátil para documentos (Portable Document Format) desenvolvido por Adobe Systems e muito usado na Internet devido a sua versatilidade, facilidade de uso e tamanho pequeno. Um documento PDF tem a mesma aparência, cor, tipo de imprensa, gráficos e formato que um documento impresso. O programa Lector Acrobat (Acrobat Reader) instala-se gratuitamente na maior parte dos sistemas operacionais. Mesmo sem a permissão de edição do ficheiro que guarda, o PDF permite copiar textos e imagens do documento para outro arquivo. Este tipo de arquivo é muito utilizado na hora de compartilhar informação gráfica ou de texto, como por exemplo, contractos, manuais, e até e-books.

PNG
PNG é um formato de dados utilizado para imagens, que surgiu em 1996 como substituto para do formato GIF, devido ao facto de este último incluir algoritmos patenteados. Esse formato tem uma maior gama de profundidade de cores, alta compressão, entre outros. Além disso, o formato PNG permite comprimir as imagens sem perda de qualidade e retirar o fundo de imagens com o uso do canal alfa. Por isso é um formato válido para imagens que precisam manter 100% da qualidade para reuso. Pode ser usado na maioria dos programas de edição de imagens.


TIFF
O formato TIF ou TIFF (Tagged Image File Format) é um formato de ficheiro gráfico bitmap. O formato TIFF é um antigo formato gráfico, permitindo armazenar imagens bitmap de dimensão considerável sem perda de qualidade e independentemente das plataformas ou dos periféricos utilizados. O formato TIFF permite armazenar imagens a preto e branco, a cores reais (True color, até 32 bits por pixéis) bem como imagens indexadas, fazendo uso de uma paleta de cores.

                                                         

IMAGEM VETORIAL

Enquanto em uma imagem bitmap temos uma matriz de cores de pixels que define a imagem, na imagem vetorial temos pontos com posicionamento livre, que são ligados por linhas formam o desenho. Nas imagens vetoriais não há perda de definição. Este benefício vem do fato que termos um objecto definido pela ligação de pontos no espaço que podem ser representados na tela em qualquer escala. 

Um exemplo de um fortmato de imagem vetorial é o CDR é o formato nativo do programa de gráficos vetoriais Corel Draw, sendo válido para PC e MAC. É um formato vetorial, porém admite a inclusão de elementos de mapa de bits (integrados ou vinculados a arquivos externos), podendo levar ademais cabeçalho de pré-visualização. É um dos formatos com mais possibilidades com respeito à cor, à qualidade dos desenhos e ao manejo de fontes, podendo conter os textos traçados ou com fontes incluídas.
Uma das principais desvantagens deste formato é sua falta de compatibilidade com o resto de aplicações gráficas, ao ser estas incapazes de armazenar imagens sob este formato.

                                                    


Sem comentários:

Enviar um comentário